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7 estratégias de Marketing em tempos de crise

Atualizado: 26 de set. de 2020

Qualquer estratégia pode ser interessante de acordo as características da empresa e da crise que ela enfrenta. Entretanto, considerando os principais desafios experienciados pelas empresas nos últimos anos, alguns caminhos merecem ser ressaltados.


Disclaimer: Não é necessário utilizar todas as dicas em sua operação, verifique o que tem mais sinergia com o seu ramo e com o seu negócio, antes de aplicar. Um dos erros mais comuns de gestores de pequenas e médias empresas é tentar abraçar múltiplas estratégias e processos.


É necessário masterizar, antes de diversificar. Caso contrário, você terá um desperdício muito grande de tempo, energia, mão de obra e/ou dinheiro para colher bons resultados.


Agora sim, lá vamos nós! Confira abaixo algumas estratégias de marketing para te ajudar neste momento de crise!


· Growth Hacking

· Employer branding

· Marketing Digital

· Marketing de Relacionamento

· Publicidade em geral

· Marketing de Conteúdo

· Social Media Marketing

Growth Hacking


O Growth Hacking é uma estratégia que ganhou popularidade com as startups e significa, basicamente, realizar ações inovadoras, muitas vezes inéditas, visando crescimento rápido.


Seu princípio, porém, não se limita meramente à criatividade. Esse tipo de estratégia deve se apoiar nos KPIs (indicadores de sucesso do negócio) e em oportunidades identificadas no mercado.


O grande diferencial dessa metodologia está no máximo esforço empregado para que os resultados sejam atingidos da maneira mais rápida e menos custosa possível.


Employer branding


Sabemos que as crises não abalam apenas o público externo das empresas, mas também colaboradores, diretores, parceiros e demais stakeholders. A má gestão ou a má postura de um líder, por exemplo, pode afetar gravemente a motivação e a produtividade de todos os seus subordinados.


O employer branding surge para trabalhar a construção e a manutenção da imagem positiva de uma empresa, tomando como foco o seu público interno.


Marketing Digital


O Marketing Digital é um conjunto de estratégias de Marketing aplicadas aos canais e recursos digitais. Diante do enorme papel da internet na sociedade e no mercado moderno, sua aplicação é uma necessidade para as empresas.


Vale ressaltar, no entanto, que o termo e algumas práticas estão bastante banalizadas, o que desperta desconfiança entre os empresários. Sobretudo em tempos de crise, é fundamental recorrer a profissionais e empresas com boa reputação no mercado.



Marketing de Relacionamento


Se no presente as vendas não vão bem, o melhor que você tem a fazer é cuidar bem dos seus clientes atuais e preparar o terreno para novas oportunidades no futuro. O que você jamais deve fazer em um período de crise é desaparecer!

Nesse contexto, o Marketing de Relacionamento reúne uma série de práticas para a sua marca se aproximar do seu público, ganhar autoridade e fidelizar clientes.



Publicidade em geral


Seja na internet (mídia paga), seja em canais tradicionais, a publicidade pode ser muito benéfica em períodos de crise.


Muitas empresas reduzem ou cortam seus investimentos em campanhas e anúncios em meio a adversidades. No entanto, isso apenas abre espaço para que seus concorrentes se destaquem enquanto a sua marca é esquecida aos poucos.


Naturalmente, a publicidade deve ser desenvolvida com muita cautela, principalmente após crises de imagem. Sendo assim, analise criteriosamente as manifestações do seu público para que suas novas ações não acabem reforçando opiniões negativas.


Marketing de Conteúdo


O Marketing de Conteúdo está inserido no Marketing Digital, mas tem uma proposta mais específica: educar o mercado e atrair público qualificado para as empresas.


Além da produção de materiais relevantes, a área reúne técnicas de SEO (otimização para motores de busca) e relacionamento, sendo uma alternativa eficiente e menos invasiva que a publicidade tradicional.


O Inbound Marketing é umas principais estratégias utilizadas no mercado e se destaca, principalmente, por ser um investimento flexível, permitir uma mensuração rigorosa dos resultados e fortalecer a autoridade das marcas na internet como nenhuma outra.


Social Media Marketing


As redes sociais são um fenômeno — e o número de empresas que atribuem seu sucesso ao seu trabalho desenvolvido nessas plataformas cresce significativamente a cada ano.


Esses canais são únicos, pois nos permitem trabalhar diferentes tipos de Marketing com um diferencial muito importante: neles, as marcas e seus consumidores são como amigos!


Essa aproximação é muito poderosa, mas precisa ser desenvolvida gradualmente com uma presença ativa, postagens humanizadas e ações de engajamento.


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