Covid-19: como lidar com uma crise sem precedentes?

Atualizado: Set 26

A pandemia do novo Coronavírus já é tratada por autoridades internacionais como a crise do século, algo com impactos equiparáveis à Segunda Guerra Mundial.

Nesse cenário inédito, gestores e profissionais de Marketing se encontram bastante ansiosos e confusos, mas alguns fatos podem nos ajudar a lidar com a situação com um pouco mais de calma e compreensão. Confira.



Você não está sozinho!

Lembre-se de que não é apenas a sua empresa que enfrenta problemas, todos estão sendo afetados: seus colaboradores, seus parceiros, seus fornecedores, seus concorrentes, seus clientes etc.

Sendo assim, devemos sempre analisar a situação em todo o seu contexto. As pessoas precisam das empresas e as empresas dependem de outras empresas, portanto, parcerias e ações conjuntas nunca foram tão necessárias.

O consumo não parou e não vai parar.

As pessoas dependem de produtos e serviços de todos os tipos e muitos setores continuam funcionando normalmente, o mundo não parou e nem vai parar.

O que você deve ficar atento é ao comportamento dos consumidores, pois isso sim está mudando. Sendo assim, procure entender o que se passa com o seu público, que desafios essas pessoas estão vivendo e como a sua empresa pode continuar contribuindo agora e no mundo pós-coronavírus.

Temos muitos recursos disponíveis.

Ainda que o momento inspire incerteza, não podemos deixar de agradecer por estarmos vivendo isso hoje. Tais paralisações gerariam impactos muito mais profundos na sociedade e no mercado se tivessem ocorrido alguns anos atrás.

Felizmente, nós temos muitos recursos disponíveis: sites, blogs, redes sociais, chats, videoconferências, e-commerces, marketplaces, aplicativos, plataformas de compartilhamento, transações online, ferramentas para home office, serviços de marketing e publicidade digitais, entregas por delivery e vários outros caminhos.

Além disso, temos acesso a especialistas, empresas competentes e conteúdos de grande valor a poucos cliques de distância. Portanto, se você ainda não se beneficia, esse é o momento de desfrutar de tudo isso.

Observe que acontecimentos como esse também são uma alerta para a necessidade de construirmos uma cultura de mudança.

O mundo moderno está exigindo que as organizações adotem posturas flexíveis, uma vez que a economia, o mercado, a tecnologia e o comportamento dos consumidores se transformam todos os anos.

Apesar desse cenário conturbado no Brasil e em diversas partes do mundo, é importante observar que existem saídas e que, com elas, será possível superar essas barreiras e dificuldades. Todos, mais do que nunca, devem se ajudar, ter empatia e principalmente calma, pois as coisas com o tempo vão se acertar. O mais importante neste momento é sobreviver para depois se reerguer!


4 visualizações

Bizu Digital © 2020 - Todos os direitos reservados 

WhatsApp_Logo_principal-sem-fundo.png